quarta-feira, 1 de maio de 2013

Cultura Erudita e Cultura Popular


  A Separação entre Cultura Popular e Erudita, com a atribuição de maior valor á segunda, está relacionada á divisão da sociedade em classes, ou seja, é resultado e manifestação das diferenças sociais. Há, de acordo  com essa classificação, uma cultura identificada com os segmentos populares e outro, superior, identificado com as elites.

































                                                      CULTURA ERUDITA

        A cultura erudita abrangeria expressões artísticas como a música clássica de padrões europeu, as artes plasticas, esculturas e pinturas, o teatro e a literatura de cunho universal. Esses produtos culturais, como qualquer mercadoria. Podem ser comprados e , em alguns casos, até deixados de herança como bens físicos.   













                                                            Cultura Popular

            A Cultura Popular encontro da expressão dos mitos e contos, dança e música, de sertanejo e cabocla,artesanato rústico de cerâmica ou de madeira e pintura. Corresponde, enfim á manifestações genuíno de um povo.
            Mas não se restringe ao que tradicionalmente produzido no meio rural. Inclui também, expressões urbanas recentes,como hip-hop e os sincretismos musicais oriundos do interior ou das grandes cidades, o que demonstra haver constante criação e recriação no universo cultural de base popular.





                                          Cultura

 Para examinar criticamente esse diferenciação, voltemos ao termo cultura.
 Cultura está assim vinculada no ato de trabalhar, a determinada ação, seja a de ensinar uma criança, seja a de cuidar de um plantio. Se pensarmos nesse sentido original, todos tem acesso á cultura, pois todos podem trabalhar. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário